terça-feira, 23 de setembro de 2014

Anjos


Anjo tatuado no braço
Os mitos populares dizem que os anjos são seres assexuados e, talvez por isso, sejam uma tatuagem eleita tanto por homens como por mulheres. A atracção por este tipo de imagem vai, porém, mais longe: altamente simbólicos, os anjos são companheiros protectores e almas espirituais que homenageiam quem já partiu… talvez na sua direcção.

Tatuagens angelicais

Um símbolo universal na maioria das religiões, os anjos são a ligação entre o céu e a terra – uma espécie de mensageiro, o que faz todo o sentido quando pensamos que a palavra “anjo” é uma derivação da palavra grega “angeloi” que significa precisamente “mensageiro”. No entanto, são muito mais do que isso: acredita-se que os anjos são seres espirituais bem mais poderosos do que o ser humano. Segundo a Bíblia e o Corão, os anjos têm as seguintes tarefas:
  • Venerar Deus e executar as suas ordens.
  • Transmitir mensagens aos humanos, sejam elas a palavra de Deus ou palavras de aviso.
  • Servir e proteger os seres humanos.
  • Lutar contra o mal.
  • Ser os guardiões do céu e do inferno.
  • Registar todos os feitos (bons e maus) dos seres humanos.

Simbolismo

De uma forma geral, as tatuagens de anjos têm os seguintes significados: amor, paz, beleza, espiritualidade, fé, devoção, força, inocência, pureza, renascimento e protecção. Os anjos são ainda imagens muito utilizadas em tatuagens que pretendem homenagear alguém que tenha falecido e que agora olha sobre essa pessoa, qual anjo da guarda.

Formas e feitios

Os anjos são normalmente ilustrados como seres celestiais, cujas figuras pequenas e belas, vestidas com longos robes ou outros panos, parecem emanar luz e serenidade – em termos de tatuagem, muitas dessas imagens são inspiradas na arte clássica, mais precisamente da Idade Média e do Renascimento. As asas dos anjos denunciam a sua capacidade de voo, sendo esta uma pose popular em matéria de tattoo (principalmente em tatuagens que cobrem as costas inteiras com as asas bem abertas); mas também se vêem anjos sentados e de pé, anunciando alguma mensagem ou simplesmente olhando por quem os escolheu. Embora menos comuns, existem já representações tribais de anjos e até representações femininas dos mesmos. Os anjos querubins – talvez devido ao seu visual encantador e verdadeiramente “angelical” – são os mais populares em termos de tatuagem, mas há também quem opte por tatuar simplesmente um par de asas ou até a própria palavra “angel” ou “anjo”.

Anjos à espreita

A maioria dos anjos é tatuada nas costas, omoplatas ou ombros, principalmente se o simbolismo associado é o de guardião e protector; os homens também tatuam estes seres celestiais nos braços e no peito, próximo do coração; as mulheres optam ainda pelo abdómen, tornozelo e pulso. Sozinhos ou em grupos de dois ou três, as tatuagens de anjos são ainda muitas vezes associadas a outros elementos como: um diabo ou outra figura maléfica (representando a tentação, a luta e a força entre o bom e o mau); harpas e trompetas (representam beleza e a comunicação de uma mensagem); pombos brancos (simbolizam paz e delicadeza); espadas (identifica o anjo como sendo um protector ou guerreiro); varinhas mágicas (simbolizam a mudança e o misticismo); estrelas, nuvens, lua, sol, halo e faixas (ligação ao céu celestial e ao seu trabalho de mensageiro).

Tipos de anjos

Existem vários tipos de anjos, sendo que cada um tem o seu próprio simbolismo, o que pode ser útil conhecer na hora de escolher uma tatuagem angelical.
  • Anjo Serafim: escolhido por Deus, cujo trono rodeiam, estes são anjos extremamente poderosos, cuja luz é tão intensa que é impossível fixá-los. Semelhante a uma serpente, possui quatro caras e três pares de asas.
  • Anjo Querubim: historiadores celestiais, possuem todo o conhecimento de Deus e diz-se que as suas missões na terra são capazes de alterar a vida de forma significativa. As lendas contam que antes de ter caído do seu estado de graça, também o diabo foi um anjo querubim.
  • Anjo Trono: são a biga (carro de duas rodas) de Deus, que entrega o seu julgamento à terra; procuram o equilíbrio constante entre o bom e o mau. O visual destes anjos é invulgar, uma vez que se assemelham a rodas gigantes e flamejantes, cobertas de olhos.
  • Anjo Virtude: completamente angélicos, parecem pequenos pontos de luz que protegem o mundo natural; quando surgem com formas humanas são normalmente exibidos como músicos, artistas e cientistas.
  • Anjo da Guarda: ests seres celestiais protegem as pessoas e os seus bens, trazendo conforto e orientação quando a vida se torna complicada; diz-se que todos temos um.
  • Arcanjo: protectores da humanidade, quando surgem com formas humanas representam muitas vezes filósofos e defensores dos direitos humanos.

Anjos famosos

O mundo celestial tem vários anjos conhecidos, embora estes quatro sejam os mais populares:
  1. Miguel: considerado o anjo mais poderoso de todos, é um guerreiro e um defensor, sendo o responsável por transportar as almas dos falecidos até ao céu.
  2. Rafael: considerado o arcanjo da cura, diz-se que é ele quem supervisiona todos os curandeiros existentes na terra; quando chamado, alivia a dor de quem sofre através de pensamentos e emoções curativas.
  3. Gabriel: considerado o anjo do nascimento e da anunciação, é um mensageiro, mas também o guia espiritual e protector dos bebés que estão para nascer.
  4. Uriel: considerado o anjo da presença divina, está normalmente acompanhado de um livro ou rolo de papiro, que representa a sabedoria; é ainda o anjo patrono das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário