terça-feira, 2 de junho de 2015

Santos a Cidade Natal da Tatuagem no Brasil – Since: 1959 From: Tattoo Lucky

PORQUE SANTOS É A CIDADE NATAL DA TATUAGEM NO BRASIL???
 AQUI ONDE TUDO COMEÇOU…
Knud Luckke Gregersen conhecido entre nós brasileiros como Tattoo Lucky era filho do tatuador renomado Jens Gregersen e na sua época ficou famoso por tatuar várias personalidades de seu país, porém uma destas tatuagens se destacou mais que as outras, pois o pai de Lucky teve a oportunidade de tatuar o Rei da Dinamarca Frederick III.
O coração de Lucky não resistiu a tanta inquietação; o corpo não acompanhou a liberdade de espírito desse homem que saiu de casa ainda menino, em Copenhague, aos 15 anos, para correr o mundo levando consigo a habilidade de tatuar herdade de seu pai desde muito pequenino.
Depois de conhecer 42 países, sempre de navio e sempre tatuando, ele ancorou em Santos no ano de 1959, para fazer parte definitiva da história marginal da Cidade.
Aqui ele era um dos donos da Boca, conseguiu o respeito das prostitutas, dos marinheiros, dos doqueiros, dos marginais, dos contrabandistas e de todos que procuravam no sonho o tempero da vida.
Primeiro Lucky trabalhava na Rua: João Otávio, mudando depois para a Rua: General Câmara o seu pequeno e concorrido ateliê. Pinceis e agulhas sempre foram meio de vida: ou estava pintando paisagens e figuras do seu meio, ou estava tatuando o corpo de pessoas de todas as procedências possíveis, incluindo as melhores famílias santistas.
Foram 20 anos de Santos, até que um dia um marginal desavisado, talvez sem saber que Tattoo era um dos protegidos da Boca, resolveu assaltar o ateliê do artista. Um roubo tão comum para todos atualmente, mas não para Tattoo.
Ele achou que era demais e ficou tão frustrado e revoltado que simplesmente sumiu de Santos.  Um simples e pequeno bandido fez o que nem milhares de navios que passaram nestes 20 anos de porto conseguiram: afastar Tattoo de Santos.
Ele foi para Itanhaém, onde ficou durante cinco anos tatuando e pintando suas telas, e depois de um ano mudou-se para a cidadezinha de Arraial do Cabo (RJ) onde depois de um ano e ainda muito jovem nos seus 55 anos de idade o seu coração parou de bater e suas mãos deixaram de tatuar em outubro de 1983.
Lucky teve dois filhos Erna (Ana – A 1ª Tatuadora de Toda a Baixada Santista) e Frederick Gregersen (Fred) que herdaram o dom e formaram a quarta geração de tatuadores da família.
Erna que adotou o nome brasileiro de Ana a época com 20 anos e já tatuadora profissional, assumiu a responsabilidade de dar seqüência ao trabalho de seu pai em Santos.
Ana conheceu Bira e os dois companheiros decidiram que a tatuagem seria também o seu meio de vida e montaram um ateliê nos fundos do restaurante energia na Av. Washington Luiz, 64 e assim tatuaram por muito tempo na cidade de Santos e em diversos endereços.
Atualmente os verdadeiros herdeiros do Lucky moram em uma cidadezinha aprazível de nosso litoral chamada Suarão muito próximo da cidade de Santos.
Knud Luckke Gregersen, o Tattoo Lucky, que morreu, mas deixou não só seus herdeiros, mas muitos são os seus discípulos de sua arte assimilada não só pela juventude das praias, mas por pessoas de todas as cidades e faixas etárias que ainda hoje tentam vencer os últimos preconceitos que residem em algumas camadas da sociedade.
FONTE: Jornal A Tribuna – Matéria de Página Inteira em 18/12/83 – Jornalista Ricardo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário